terça-feira, 3 de julho de 2012

Cansei de Ser Sexy




Hoje o Short Ballad vai falar de uma banda que todo brasileiro metido a crítico, que diz que não se faz nada de bom na música tupiniquim, deveria conhecer: Cansei de Ser Sexy (ou, para os apressadinhos, CSS). Apesar de ser um super-sucesso mega-aplaudido e hiper-criativo, o grupo faz mais sucesso no exterior do que em território nacional.

Formada em São Paulo, no mês canônico de setembro de 2003, a banda iniciou de forma descomprometida, apenas para diversão. Dizem os boatos que, naquela época, o baterista era o único que sabia tocar bem o seu instrumento. Mas isso não impediu que os integrantes, com muita criatividade e ousadia, compusessem músicas animadas e divertidas. O sucesso e reconhecimento começaram quando o fotolog da banda foi publicado no jornal Folha de São Paulo, na coluna de Lúcio Ribeiro e Érika Palomino. 

Em 2004, a banda foi uma das atrações do Tim Festival, tocando no mesmo palco do Kraftwerk. Em 2005, foi a vez do festival Campari Rock, que contou também com MC5 e The Kills.

Até então, a discografia do CSS se baseava em dois EP’s: Em RotterDam já é uma febre e A Onda Mortal / Uma Tarde Com PJ. A gravação do primeiro álbum, produzido pela gravadora Trama, começou em 2005. Lançado em novembro, o disco com o mesmo nome da banda trazia uma proposta inovadora: junto com o CD de áudio, vinha (em edição limitada) um CD-R limpo. O objetivo era fazer o consumidor passar as músicas para o computador, gravar no CD-R e presentear os amigos.

A energia hype da banda chamou a atenção dos mega-produtores da gravadora Sub Pop (isso mesmo, aquela que lançou o Nirvana e o Soundgarden). O contrato foi firmado em 11 de julho de 2006. Foi assim que a banda brasileira lançou uma versão do álbum Cansei de Ser Sexy para a gringa, misturando faixas do álbum brasileiro com outras do EP CSS Suxxx, formando um álbum só com músicas em inglês. E não é que o pessoal dos EUA, Europa e Japão adoraram o CSS? O álbum chegou às seguintes posições de venda: 69º no Reino Unido, 24 º na Irlanda e 9º na Billboard Top Electronic Albums, nos Estados Unidos.

Assim, no mesmo mês, o grupo, acompanhados pelo Bonde do Rolê e pelo DJ americano Diplo, se lançaram em uma turnê que percorreu cidades dos EUA e do Canadá. A Europa teria a sua vez no semestre seguinte, quando os brasileiros dividiram o palco com nomes como Ladytron, 1990s e Basement Jaxx.

Em 2007 a banda foi convidada de honra para os palcos do monstruoso festival O2 Wireless, em Londres. Nesse mesmo ano os nossos amigos lusitanos abriram as portas (ou melhor, os portos) para o CSS, no festival Paredes de Coura.

Em abril de 2008, a baixista e uma das fundadoras do grupo, Iracema Trevisan, deixa o CSS. Segundo ela, a banda estava se tornando muito séria, sendo que seu intuito era pra ser algo divertido e descontraído. Adriano Cintra assume o seu lugar.

O disco Donkey foi lançado em julho de 2008. Vendendo quase 100 mil cópias, alcançou o número 89 na parada da Billboard. Esse disco trazia uma proposta mais dançante que o trabalho anterior.

O CSS rompe com o selo Sub Pop em 2011 e, agora pela gravadora V2 Records, lançam o single de divulgação do álbum que mais tarde foi lançado com o nome La Liberación. Com músicas mais eletrônicas, o disco chamou bastante atenção do público. No final do ano, Adriano Cintra deixa o grupo. Depois de discutir com outros membros da banda, Adriano posta no Facebook que o CSS “deixou a fama subir a cabeça”. O músico proibiu os integrantes restantes de tocarem músicas de sua autoria (uma parcela significativa do repertório), deixando o Cansei com um futuro incerto.

O Cansei de Ser Sexy também pode ser encontrado fora do ambiente musical. A série de TV The Simple Life, da Fox, possui na trilha sonora a música Meeting Paris Hilton (pois o programa tem a atriz como protagonista). O iPod Touch da Apple usou a música Music Is My Hot Hot Sex na propaganda extra-oficial. Inclusive o reality show Big Brother Brasil incluiu uma faixa do CSS. No mundo do vídeo game, hits da banda podem ser encontrados nos jogos Fifa (Off the Hook para 2008 e Jager Yoda para 2009), Forza Motorsport 2, Midnight Club Los Angeles, The Sims 2: Vida Noturna e The Sims: 3 Pets.

Adriano está agora em um projeto chamado Madrid, que conta também com Marina Vello (ex integrante do Bonde do Rolê). Na noite de hoje (terça, dia 03 de julho), o Madrid realiza a sua segunda apresentação e lança o seu CD no Sesc Pompéia, São Paulo. O evento é gratuito. O duo já garantiu apresentações em Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Argentina e Chile.  Uma turnê européia para outubro está sendo negociada. Você pode ver a entrevista do G1 com o músico aqui.

Enquanto o disco do Madrid está chegando às lojas, o Short Ballad deixa o clipe de Hits me Like a Rock, do La Liberación do CSS. O vídeo foi produzido com ajuda dos fãs e ensina, para os despreparados, alguns passos de dança.


Não foi possível encontrar o EP Em RotterDam já é uma febre

Um comentário:

Anônimo disse...

Faltou mencionar que "Alala" está na trilha sonora do filme de Bruna surfistinha rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...