sábado, 21 de julho de 2012

Adeus, Lênin!


"Adeus, Lênin!" é um filme de 2003, dirigido por Wolfgang Becker. 

Passa-se na alemanha, na época do comunismo, e conta - com muito bom humor e criatividade - a história de Alexander e suas façanhas para fazer com que sua mãe - comunista "de carteirinha", recém recuperada de um coma, não descubra que a Alemanha fora unificada e se tornara capitalista.

Noss protagonista começa então a forjar desde produtos comunistas até telejornais, para que sua mãe não desconfie de nada. Aos poucos, o que restava do comunismo na Alemanha vai ruindo, tornando a vida de Alexander mais difícil, como quando perto do quarto de sua mãe é colocado, de forma extremamente visível, uma enorme propaganda da coca-cola, fazendo que o protagonista produza um falso documentário falando que as origens da coca-cola eram, na verdade, comunistas.

O longa também apresenta certa intertextualidade com o filme "La Dolce Vita", de Frederico Fellini, que conta a história de um jornalista numa Roma decadente, com muita influência estadunidense. Tal relação fica clara quando, em "Adeus, Lênin!" a estátua de Lênin é transportada de helicóptero, pois esta cena nos remete à famosa cena de abertura da obra de Fellini: um helicóptero transportando uma estátua de Jesus.



Você pode baixar o filme aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...