quinta-feira, 17 de maio de 2012

Radiohead e o Rei dos Membros



King of Limbs (Rei dos Membros, em português) é o nome de um antigo carvalho situada no meio da Savernake Forest, em Wiltshire, Inglaterra. Com quase 1000 anos de existência, a árvore possui os galhos podados, servindo como referência a técnica milenar de extração de madeira para lenha e cercas. Dizem as lendas que o lugar era frequentado por bruxas, servindo como altar de rituais e feitiçarias.

King of Limbs é também o nome do oitavo disco da banda inglesa Radiohead. O álbum foi anunciado em 14 de fevereiro de 2011, com previsão de lançamento para o dia 19. As vendas, entretanto, começaram no dia 18. “Foi incrível lançar o disco dessa maneira. Mas, então, sinto que ele não existiu realmente. Essa é a conseqüência das nossas escolhas. Você pode ficar chateado com isso ou dizer: ‘bem, isso não é bom o suficiente’” é o que disse Thom Yorke, o vocalista da banda.

A capa possui os traços do artista Stanley Donwood, que já trabalhou com a banda antes. Ele e Thom desenharam árvores com olhos, bocas e membros, criando seres disformes que, segundo os dois, fazem parte do espírito vivo da floresta. Stanley descreve o disco como “imensas catedrais multicoloridas de árvores, com a música que ecoa dos ramos enquanto estranhos animais espreitam na neblina”. Não é a toa que o disco vem gerando polêmica por onde passa.

O Radiohead foi formado em 1988 e é considerado um marco na música alternativa. Seu primeiro single, o “Creep” foi lançado em 1992 e o primeiro disco, o “Pablo Honey, em 1993. O grupo foi ganhar destaque internacional com o álbum “OK Computer”, de 1997. Devido a um desentendimento com a gravadora EMI em 2007, o Radiohead passou a lançar seus discos (In Rainbows e King of Limbs) através de gravadoras pequenas. O tema das composições varia entre a alienação no mundo moderno, a falta de opinião e de sentimentos, a “robotização” das pessoas e  o medo do desconhecido. Os maiores sucessos são “Karma Police”, “Creep” e “Fake Plastic Tree”. Aí abaixo está o videoclipe da música “Lotus”, do disco King of Limbs, que vem causando estranhamento no público por ser uma produção super-simplista e pela bizarra dança do vocalista Yorke.




Segue o link para download do King of Limbs e o resto da discografia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...