sábado, 11 de agosto de 2012

O Garoto Selvagem


"O Garoto Selvagem" é um filme de 1970, dirigido por François Truffaut. Baseado no livro de Jean Itard, conta a história do próprio, quando decide levar para sua casa um garoto de aproximadamente 12 anos que fora encontrado num bosque.
O longa começa com a descoberta do garoto num bosque distante, por habitantes locais. Logo após uma pequena perseguição, é capturado e preso.

O médico psquiátrico, Dr. Itard, interpretado pelo próprio Truffaut, fica sabendo do garoto por meio de um jornal e o traz até Paris. Depois de fazer uma análise médica junto de Phillippe Pinel, existe um confronto de opiniões a respeito da mudez da criança: Pinel afirma que o selvagem é surdo-mudo, enquanto Itard acredita que o mesmo é mudo por conta da isolação social à qual foi submetido por anos. Por fim, colocam-no num internato destinado à crianças surdo-mudas, aonde o garoto sofre bullying constantemente. Tal fato faz com que Itard leve-o consigo, assumindo, juntamente de sua criada, madame Guerin, a responsabilidade de formar a criança.

 Ao perceber que o selvagem de Aveyron (como fora apelidado) respondia melhor ao som "O", madame Guerin e dr. Itard o chamam de Victor.

 Empenhado em adequar o garoto à vida em sociedade, o médico corta seus cabelos, dá-lhe roupas novas, entre outras coisas. O selvagem, que antes praticamente engatinhava para se locomover, com a ajuda de Itard, aprende a andar e correr com duas pernas. 

 O psiquiatra, observando a sagacidade do garoto, começa exercitando sua memória com uso de objetos e desenhos. Ao longo das aulas, vai adicionando e ensinando o nome desses mesmos objetos. Induz, também, exercícios mais elaborados, para ajudar a memorização do alfabeto e outras coisas. Punindo-o quando errando, e congratulando-o quando acertando, Itard consegue inserir em Victor o senso de moral e justiça - um feito que o deixa orgulhoso e satisfeito.

 Abordando novamente o tema de adaptação à sociedade, Truffaut adota uma linguagem mais direta e formal, digna do próprio médico que interpreta. Com mudanças suaves na fotografia, que são capazes de encantar aqueles mais observadores, o diretor nos leva a refletir sobre as raízes do ser humano, da harmonia que existe no "Bom Selvagem" até as dificuldades existentes para adaptação para a adaptação à uma sociedade coercitiva.



O Garoto Selvagem 




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...