quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A Maiêutica na Cena Musical Alternativa




Quem acompanha as novidades relacionadas a cena musical alternativa, consequentemente percebeu o grande número de fãs que as bandas deste segmento tem ganhado. 
   
Por um lado, ficamos felizes em saber que o gosto musical das pessoas tem evoluído,e que as bandas de qualidade tenham a oportunidade de aparecer e ganhar mais espaço,
mas ... por um outro GRANDE lado ficamos um pouco intrigados e uma pergunta nos surge quase que instantaneamente: Desde quando você passou a gostar dessa banda?
    
Vamos ser sinceros em admitir que, quando aquela banda que você acompanha desde o primeiro disco cai no gosto popular, você sente algo subindo a sua cabeça, uma sensação de revolta vem tomando espaço e essa revolta se faz ainda mais presente quando você para e observa as discussões que esses então "fãs" organizam. É uma banalização atrás da outra, montes e montes de comparações com bandas que tem um potencial enorme misturados com o restolho propagado pela mídia.

E é justamente essa mídia que ajuda na divulgação das bandas e auxilia os desinformados na construção do estereótipo rotulado.

E o que seria este estereótipo rotulado?

Os estereótipos são imagens preconcebidas de determindas pessoas, coisas e até mesmo situações. Eles são usados principalmente para definir e limitar pessoas ou um grupo de pessoas na sociedade; indo desde a definição mais pura, os rótulos são aquelas informações referentes a um produto na sua embalagem. 


O estereótipo rotulado é uma espécie de auto-defesa desses fãs. Uma vez que eles utilizam a imagem padrão que a mídia divulga - roupas, calçados e atividades intelectuais 
dominantes-, como sendo uma forma de evitar possíveis debates e críticas a cerca do grupo ao qual pertencem. O estereótipo dá nome a este grupo: nerd, hipster... e os rótulos são a imagem que eles "devem" possuir para participarem deste grupo "limitado" que já possuem um padrão até então definido como original, diferente, sendo esta diferença a atração e a meta desses grupos.

Se deparados em situações que exijam um posicionamento crítico a respeito do gênero musical em que se encontram não espere nada além de opiniões extremamente superficiais e mornas.


De tudo isso podemos salientar que, com o auxílio da mídia acompanhada das redes sociais, estes "fenômenos" tendem a aumentar ainda mais. 


Mas veja só, tudo tem seu lado bom. Ao conversar, expondo opiniões e consequentes críticas junto a essas pessoas, comece a fazer perguntas de modo a os colocarem contra a parede. Deste modo você estará auxiliando um cidadão comum na busca pelo conhecimento e contribuindo com a cena musical alternativa.Este método possui o selo Sócrates de qualidade, pode confiar.

2 comentários:

João Victor disse...

Muito legal o texto, uma boa dose de filosofia misturada com cultura pop :}
Pode ter certeza que eu vou utilizar o sistema socrático para questionar os supostos fãs de música alternativa.

Débora Santos disse...

Obrigada, João! Fico feliz por saber que você vai aderir a este método, espero que tenha excelentes experiências com isso. :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...