segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Foals

Notas avulsas, acordes dessincronizados, batidas inesperadas, aos poucos tudo isso toma forma e se transforma no som de Foals, banda britânica formada em 2005. Apesar dessa desarmonia aparente, alguns encontraram sentido para toda essa mistura e encaixaram o grupo no conceito de math-rock, quando a composição é calculada para não parecer uniforme.


O primeiro álbum, Antidotes, foi lançado em 2008 com a proposta de juntar em um único trabalho algumas canções dos EP’s passados e apresentar o ritmo frenético que carrega a banda. Com guitarras agudas e rápidas, letras em coro e uma bateria bem definida, a maioria das músicas nos causa a sensação da que falta um certo parafuso para encaixar as sonoridades distintas. Para apreciar e entender a produção do grupo basta lembrar que o que está ouvindo é uma melodia, e das boas. O teste da verdade seria escutar atentamente “Cassius” ou “Hummer”, dois grandes sucessos do grupo
Em 2010 lançaram Total Life Forever e novamente tivemos que acostumar os nossos ouvidos com os experimentos de Foals. Músicas mais calmas e longas, mas não menos marcantes, fazem parte desse novo trabalho. “Spanish Sahara” é um exemplo de canção que foge bastante do conceito do primeiro disco, mas que apresenta um lado muito mais maduro do quinteto. A “bagunça” ainda está presente, porém muito mais como uma base para melodias mais simples e ao mesmo tempo dramáticas do que como característica principal.


Antidotes (2008)

Total Live Forever (2010)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...