quinta-feira, 14 de junho de 2012

Bon Iver



E o Grammy de melhor disco alternativo de 2012 vai para... Bon Iver, de Bon Iver.

Se vocês acompanharam a premiação do Grammy desse ano, devem ter se surpreendido como a (até então) pequena banda de Eau Claire, Wisconsin, chamada Bon Iver conquistou esse prêmio de gigantes da música alternativa como Death Cab For Cutie, Foster the People e Radiohead. Inclusive o líder, cantor e compositor do grupo, Justin Vernon, afirmou que não estava contando com o sucesso inesperado. Além de melhor disco alternativo, o grupo levou também o prêmio de “melhor novo artista”.

A banda Bon Iver nasceu em 2007. O nome vem da expressão em francês “bon hiver” (bom inverno). O seu som é uma mistura do indie folk com sintetizadores e recursos experimentalistas, mas sempre mantendo um ar zen, pacifico e tranquilo. Gravando músicas de forma independente, o primeiro disco, For Emma, Forever Ago foi lançado em julho daquele ano. Para compor as músicas, Justin viveu três meses em uma cabana isolada no nordeste de Wisconsin. A banda foi ao poucos chamando atenção, principalmente com a canção Skinny Love. Em 2009 foi lançado o EP Blood Bank, mas este não chamou muita atenção.

Foi em 2011 que saiu o disco “Bon Iver”. Os fãs de For Emma, Forever criticam esse disco, dizendo ele se afasta das musicalidade original da banda. E eles têm razão, pois Justin usou ajuda externa para dar uma nova cara para a sua voz. “Eu trouxe um monte de gente para mudar a minha voz - não a minha voz como cantor, mas o meu papel como o autor desta banda, desse projeto” afirma ele. “Eu mesmo construi o registro, mas permiti que essas pessoas entrassem e mudassem o cenário”. Uma curiosidade é que cada faixa representa um lugar especial para Vernon, algumas com uma indicação clara como Michicant e Lisbon, OH.

Deixamos a música Holocene, a mais famosa do segundo álbum da banda. O som acompanha muito bem o frio, um cobertor e uma xícara de café. Fica a nossa sugestão.


Gostou? Segue a discografia da banda aqui embaixo.
For Emma, Forever Ago

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...