sábado, 2 de junho de 2012

Antoine et Colette


Antoine et Colette é um filme francês, de 1962, dirigido por François Truffaut. Outro filme do gênero nouvelle vague, mas agora, um curta, feito por Truffaut para compor o longa "Amor Aos 20 Anos" (L'amour à 20 ans), longa, este, que junta cinco curtas de jovens e promissores diretores de diferentes nacionalidades, todos os segmentos falando, logicamente, de histórias de amor. Posteriormente farei um post exclusivamente sobre o filme.

Agora, voltando a falar sobre o curta de Truffaut, o protagonista é Antoine Doinel, aquele mesmo garoto de "Os Incompreendidos", agora com 17 anos, morando sozinho e trabalhando. O filme começa situando o espectador na história, de forma que possa acompanhar o filme sabendo fazer as ligações necessárias entre o final de "Os Incompreendidos" e o começo de "Antoine et Colette".

Antoine trabalha numa gravadora, por conta de seu amor à música, ele frequenta vários concertos, e num desses, conhece Colette. Em mais ou menos meia hora, ficamos mais íntimos de Doinel, o garoto, antes rebelde, agora romântico. Ele lida com a paixão e com a recusa, aprende a ser persistente, e, mesmo com sentimentos contrapostos, segue em frente.

Nesta obra, em suma, Truffaut sugere que o amor aos 20 é a rejeição e o platonismo, porém, nos sugere de forma romântica, como há de ser.


Você pode baixá-lo aqui.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...