sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Salvem a Música... E o Planeta Também - SWU 2011



Pense em uma cidade no interior paulista; uma sexta, um sábado e um domingo; discussões sobre ecologia e sustentabilidade e shows de vários estilos musicas. Coloque tudo pra cozinhar numa panela de cultura e você terá o festival SWU.

A sua história do festival começa em 2009, quando surgiram boatos sobre um festival em comemoração aos 40 anos de Woodstock. Sim, o projeto era real, mas foi abandonado. Em 2010, levantou-se a ideia de organizar algo parecido no Brasil, porém abordando também assuntos como engajamento ambiental, lixo e reciclagem.

A primeira edição do evento aconteceu naquele ano em Itu, e contou com artistas como os Mutantes, Joss Stone, Pixies, Kings of Leon e Rage Against the Machine. Não é preciso dizer que o sucesso foi gigante, mesmo com o problema da invasão da pista VIP.

Fazendo uma conexão histórica, vê-se que essa mentalidade de organizar um festival com causas sociais e ambientais não é nenhuma novidade. Shows como o “Concerto por Bangladesh”, “USA for Africa” e o Life Aid são os exemplos mais marcantes disso. Observa-se que a maioria usa a proposta filantrópica como sensacionalismo e esquece da cultura que está promovendo, usando os artistas apenas como um imã de atenção. Porém o SWU não pode ser encaixado nesse contexto, já que ele separa muito bem a ecologia do movimento musical.

A edição do SWU 2011 mudou de endereço, acontece em Paulínia. Os nomes mais aguardados são The Black Eyed Peas, Kanye West, Faith No More, Alice in Chains e o recém anunciado Lynyrd Skynyrd. Um prato cheio para os “rockes” do país.

Eu pessoalmente não sou gostei tanto das atrações principais. Eu passaria os 3 dias na tenda New Stage, onde acontecem os shows de indie rock e música alternativa. Tocam por lá nomes como Ghostland Observatory, Matt & Kim, Modest Mouse, Hole e Copacabana Club. Só pularia para o palco principal para o show do Sonic Youth.

A expectativa para a edição 2011 desse festival que mistura música com a ética verde é grande. Os ingressos passaporte (entrada nos 3 dias) estão custando R$ 675,75 (337,50 para estudantes) e o lote vai até dia 23 de outubro. Um preço salgado, mas justo.

João Victor

2 comentários:

Ojana Coutinho disse...

Eu tava querendo ir só por causa do Sonic. rs

Anônimo disse...

Eu iria pra ver Crystal Castles.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...