sábado, 18 de agosto de 2012

Panis et Corrupciones



 "Como é difícil acordar calado, se na calada da noite eu me dano. Quero lançar um grito desumano que é uma maneira de ser escutado ... gata me liga mais tarde tem balada quero curtir você na madrugada, dançar, pular que hoje vai rolar ..."

 O que mudou?

 O sentimento mudou, a época, o contexto, a política, democracia!
 Você já parou pra comparar o conteúdo musical de pelo menos 20 anos atrás com os tempos atuais?

 É inevitável não pensar na incrível transformação que não somente a música passou mas todo o seu contexto. A música no Brasil passou por uma verdadeira revolução, lutando para que o povo tivesse ampla liberdade de expor a sua opinião de uma forma firme, sem censura e muito menos repressão. A ignorância que reinava na nossa nação foi em partes destruída logo após a saída dos militares do governo brasileiro. Ok, isso todos nós sabemos, até porque faz parte do componente curricular a ser estudado nas aulas de história, mas ... já reparou que mesmo o país naquela época estando num tremendo conflito, as pessoas sabiam reivindicar se reuniam em protestos kilometricos, unidos pelo bem comum? Toda aquela força, um sentimento convicto de que a situação logo seria invertida, aliadas ao orgulho de pertencer a esta nação mesmo tendo como governantes, pessoas que reprimiam os sentimentos mais nobres do povo brasileiro. Incrível que logo após a conquista desses verdadeiros brasileiros tudo se esfriasse, se solidificasse em puro conformismo.

 Entre protestos de estudantes tais como os caras-pintadas e um grande estardalhaço nas ruas,você sabe a forma de protesto que os então ditadores mais se incomodavam? A música.

 A música é a forma mais pura e poética de retratar a indignação do povo mediante a um sistema que contraria todas as necessidades de que a sociedade anseia. O mais interessante em notar de diferente daquela época com os dias atuais era o verdadeiro empenho; a crítica aguçada, a opinião formada e o acompanhamento das questões que são tidas atualmente como chatas mas que são de fundamental importância, compreensão, entendimento de todos nós. Os anos serviram para nos lembrar de que tudo o que poderia ser feito foi feito e que lutar agora já não adianta mais nada. Uma verdadeira ignorância e acomodação. O cenário político brasileiro se tornou cada vez mais corrupto.

 Acompanhamos nos meios de comunicação os escândalos, como o do mensalão, simplesmente a maior crise política sofrida pelo governo do ex presidente do brasil. E ao invés de lutarmos, reclamamos pela novela que parece que nunca vai começar.

 Consequentemente a música mais tocada consiste em reclamações dilaceradas em relação a conflitos amorosos e ilusões que todos nós sabemos que vamos passar um dia, elas reforçam a tristeza que se não passamos, ainda vamos passar. Ou ainda a questões fúteis, banais e que discriminalizam o papel de uma determinada pessoa na sociedade.Dentre tudo isso uma coisa é certa: Somos roubados todos os dias e os malandros da estação central, riem e enfiam em suas belas cuecas de marca o nosso tão suado dinheiro ao ritmo do bom e aclamado tchê tchê re re tchê tchê.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...