domingo, 15 de julho de 2012

Fahrenheit 451


Fahrenheit 451 é um livro de Ray Bradbury, publicado inicialmente em 1953. É também um filme, adaptação da obra de Bradbury, dirigido por François Truffaut.


Passa-se numa distopia, onde livros são considerados ilegais e perigosos. Conta a história de Guy Montag, um bombeiro, cuja função, contrariando o nome, é atear fogo às coisas, mais especificamente, livros. Onde todas as casas são à prova de fogo, a única função dos bombeiros seria destruir os livros e impedir sua disseminação. Após conhecer melhor sua vizinha, Clarisse, Montag começa a observar o mundo a sua volta (hábito incomum entre as pessoas da sociedade). Após o sumiço da vizinha, o protagonista se rebela contra o sistema estabelecido, passando a esconder livros em sua própria casa, sendo denunciado, e obrigado a encontrar outras formas de preservação do pensamento e da memória.


Assim como "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, o livro constitui uma forte crítica social, mas ao contrário do livro de Orwell, que fala de uma dominação óbvia e extremamente opressiva (a ditadura stalinista), Bradbury foca numa dominação sutil, porém igualmente destruidora e cada vez mais presente na sociedade: a cultura massificada e alienação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...