quinta-feira, 3 de maio de 2012

Festen/Festa de Família e o Dogma 95




Festen (ou Festa de Família, em português) é um filme dinamarquês dirigido por Thomas Vinterberg, esse filme pertence ao gênero Dogma 95, e antes de poder falar do filme em si, acho importante explicar um pouco do Dogma 95.

Dogma 95 é um movimento cinematográfico que, basicamente, vai contra as produções atuais, que parecem ser controladas pela indústria. Estipula algumas regras a serem seguidas pelos cineastas (como: utilização somente de iluminação natural, câmeras de ombro, sem cenários artificiais ou edição de cenas e etc...). Os idealizadores deste movimento foram Lars Von Trier (cuja única obra pertencente ao Dogma 95 é “Idioterne”, ou “Os Idiotas”) e Thomas Vinterberg (dirigiu Festen, também conhecido como “Dogme #1”, por ser o primeiro filme Dogma 95). Devido à utilização de técnicas um pouco mais “primitivas”, algumas pessoas podem achar as obras chatas e mal feitas, mas não é essa a preocupação dos filmes e seus realizadores, e sim fazer refletir, mergulhar o espectador em histórias cheias de emoção. Produzir a sétima arte na sua denominação mais seca e crua.

Agora, falando do longa em si, ele causou muita polêmica no mundo do cinema. Com todas essas revoluções tecnológicas, algo gravado assim, de forma mais simples, pode causar um grande impacto.
A história é sobre a festa do patriarca de uma grande família, Helge, pai de 4 filhos. Ele completa 60 anos e decide reunir sua família para uma comemoração. Aos poucos conhecemos cada personagem e sua personalidade.

Durante a festa, vários temas muito delicados vão sendo abordados, como preconceito, traição, morte em família, pedofilia e etc... É meio difícil me aprofundar aqui sem revelar nenhum spoiler, portanto, encerro por aqui com uma indicação de um dos melhores filmes já feitos (logicamente, na minha opinião).

E aqui vai o trailer, com áudio em dinamarquês e legendas em inglês:





3 comentários:

Anônimo disse...

Vocês tem o link pra download do filme?

Rodolfo Santana disse...

Eu tenho o arquivo torrent. Me passa seu e-mail.

Rodolfo Santana disse...

A história do filme é sensacional. Acho que o lance do Dogma 95 que não gostei muito. Para mim, pareceu sim ser um filme mal filmado. Não pela falta de firmeza da câmera. E sim por deixarem, em algumas cenas, a parte de cima da câmera aparecer (acredito eu, que seja aquela parte que protege as lentes do sol, tipo o anteparo da câmera). Por outro lado acho que este movimento cinematográfico permite mais realidade ao filme, filmando ângulos pouco convencionais. Enfim, o filme em si é ótimo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...