sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Escoceses em Calças Xadrez com 15 Anos de Carreira, Belle & Sebastian

Ao falar de Belle & Sebastian hoje, eu estou correndo o risco de ser chamado de pseudo-hipster, fake-blasé e alterna-poser. Porém é uma banda que consegue mexer com o que eu estou pensando e sentindo. Utilizando-se de um estilo "moderno à moda antiga" (chamado também de "pop barroco"), a banda já lançou 9 discos de estúdios e 1 ao vivo, sem contar a infinidade de singles, EP's e coletâneas. Belle & Sebastian está entre as poucas bandas que, mesmo com tanto tempo de estrada, ainda conseguem ser inovadores e fiéis ao seu estilo.

A banda iniciou seus projetos em 1996 em Glasgow, quando Stuart Murdoch e Stuart David se encontraram e, com ajuda do professor de música da faculdade, Pilar Duplac, gravaram uma demo para a gravadora da universidade. Os demais estudantes aprovaram e muito a dupla, o que os levou a gravar um single completo: o Tigermilk. Em pouco tempo, Belle & Sebastian estavam tocando nas rádios independentes do Reino Unido e da Europa.

O primeiro album da banda já foi um sucesso imediato, o que atraiu os olhos das grandes gravadoras inglesas. Stuart Murdoch temia perder a liberdade criativa ao assinar com estúdios gigantes, então fechou contrato com a pequena Jeepster Records. Em 2003 a banda larga a Jeepster, mas migra para outra "gravadora de garagem", a Rough Trade Records.

O nome Belle & Sebastian se refere a um livro infantil francês que narra as aventuras do garoto Sébastien e seu cachorro Belle. Há também boatos de que o nome seria uma referência a Stuart Murdoch (Sebastian) e a Isobel Campbell, que namoravam no início da banda. Murdoch nega todas as acusações.

A banda Belle & Sebastian já um gigante no ramo das bandas independentes. Apesar disso, ainda mantém suas características de letras profundas, levemente irônicas e melodias leves. Eu recomendo o consumo em uma tarde chuvosa, acompanhado por um livro e uma xícara de chocolate-quente.


João Victor

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...